ICSA




O Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criado em 2008 a partir da adesão da Instituição ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) oferecendo os cursos de Administração, Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, Ciências Econômicas e Serviço Social. 

O ICSA está instalado na Rua do Catete, 166, Centro em Mariana. O telefone para contato é (31) 35574249 e o e-mail: decsa@ufop.br .

Administração
Com início no segundo semestre de 2008, o curso de Administração da UFOP tem como principal objetivo a formação de profissionais dotados de competências para se tornarem gestores de empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Os primeiros cursos de Administração no Brasil foram fundados em 1952. A partir desse ano, houve a sua difusão, sempre buscando se adequar às demandas do setor produtivo brasileiro. Dessa forma, a UFOP se propõe a dar suporte ao mercado globalizado, contribuindo para a evolução sustentável da sociedade.

Para tanto, são oferecidas disciplinas no curso, como: Planejamento Estratégico, Administração Mercadológica, Administração da Produção, Contabilidade para Administração e Estatística Aplicada da Administração.

Assim, o egresso da Universidade terá a capacidade de empreender, criticar, analisar e interpretar informações com domínio de habilidades instrumentais básicas.

Comunicação Social com ênfase em Jornalismo

Criado em 2008, como parte da expansão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo tem como objetivo uma formação acadêmico-profissional voltada para amplas habilidades práticas e de domínio teórico consistente.

Para cumprir essa meta, a grade curricular se articula de modo a mesclar disciplinas de reflexão teórica e metodológica nas áreas da Comunicação e do Jornalismo, com disciplinas práticas voltadas para as diversas linguagens das mídias impressa e eletrônica. Disciplinas identificadas com áreas afins complementam o elenco de disciplinas obrigatórias, a exemplo da Sociologia e da Linguística.

Ao longo do curso, os alunos desenvolvem atividades laboratoriais nas áreas do jornalismo impresso, radiofônico, televisivo e digital, com o suporte de equipamentos e práticas de simulação da realidade do mercado de trabalho, com ênfase para as práticas jornalísticas possibilitadas pelos princípios da convergência digital.

Além disso, o curso contempla o princípio da flexibilização da formação discente, possibilitando que os graduandos cursem disciplinas eletivas específicas e complementem a sua formação em outras áreas do conhecimento da Universidade.

Ciências Econômicas

Implantado no primeiro semestre de 2009, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo formar profissionais com autonomia para atuar nos ramos do mercado de trabalho ligados a atividades que demandam poder de análise econômica, planejamento e tomada de decisões.

Desde sua formação, as sociedades necessitam de uma organização econômica que garanta seu desenvolvimento e progresso. Portanto, os estudos na área das ciências econômicas visam à reflexão crítica do processo de construção de uma estrutura social.

Para que os objetivos do curso sejam atingidos, a matriz curricular conta com uma flexibilidade tanto nas disciplinas obrigatórias, que envolvem um amplo estudo das áreas da economia, quanto nas complementares, que permitem que os alunos cursem parte da integralização em disciplinas eletivas e em outras atividades.

O profissional formado pela UFOP estará apto a trabalhar nos setores públicos e privados, atuando de forma pró-ativa na orientação e planejamento de ações criativas que implicam a produção de resultados práticos para a sociedade.

Serviço Social

O curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) teve início em março de 2009 e objetiva formar assistentes sociais críticos, compromissados com a democracia, com a justiça social e com a cidadania.

Os acadêmicos são qualificados na perspectiva das Diretrizes Curriculares vigentes que buscam munir os discentes de conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos (para que possam decifrar as múltiplas expressões da questão social, presentes na sociedade brasileira e na realidade mineira) e também maneiras de enfrentar as demandas impostas à profissão.

O curso viabiliza a formação intelectual e cultural generalista, capacitando os alunos para os processos de investigação científica e intervenção profissional, de forma criativa e propositiva dentro do conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Essa proficiência se dá por meio de atividades pedagógicas com aproximações sucessivas à realidade social, seminários temáticos, atividades de pesquisa, estágio supervisionado, extensão e laboratórios/oficinas.

Compete ao profissional formular, implementar, executar e avaliar propostas de enfrentamento às múltiplas expressões da questão social, com políticas e programas sociais públicos e privados, além de atuar nas organizações da sociedade civil, fundações e movimentos sociais. 
 
Atualizado em ( 10-Nov-2009 ) 




Fonte: http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6337&Itemid=281

Nenhum comentário:

Postar um comentário